Acalanto

Ações

Conheça nossas ações e participe

Conversando sobre Adoção

 

Encontros mensais, abertos à população, com o objetivo de promover reflexões e troca de experiências, além de orientações sobre temas ligados à ADOÇÃO. Durante o ano de 2023, as reuniões ocorreram aos sábados, alguns presenciais e outros, online.

AcalantARTE

 

Grupo de voluntários que doam seus talentos para produção de artes manuais e confecção de lembranças para crianças e adolescentes institucionalizados, a exemplo de lembranças de Páscoa e outras datas comemorativas, álbuns de aniversários, etc.

Acalantinho

 

Durante as reuniões do Conversando sobre Adoção, há o grupo Acalantinho, o qual desenvolve atividades voltadas aos filhos dos voluntários e dos participantes das palestras. O objetivo principal é trabalhar de maneira lúdica a atitude adotiva.

Pré-Natal da Adoção

 

Curso reflexivo coordenado por psicólogos voltados à preparação de pretendentes à adoção (suspenso temporariamente).

Rede de Acalanto

 

É voltado à assistência à saúde, psicológica ou quaisquer ações que promovam o bem estar de crianças e adolescentes institucionalizados. Há duas modalidades previstas:

Profissionais parceiros do Acalanto, que disponibilizam seus serviços de forma gratuita aos acolhidos; Cadastro de madrinhas e padrinhos que assumem as despesas por consultas médicas/psicológicas, exames especializados ou outras demandas identificadas junto às Instituições de Acolhimento.

Acalantando a Espera

 

Promove reflexões e apóia pretendentes à adoção durante a espera do seu filho(a), sobretudo no que diz respeito aos aspectos emocionais, buscando proporcionar uma espera ativa, consciente e acolhida/acalantada.

Destinado aos pretendentes à adoção, habilitados ou em processo de habilitação. Sua articulação é desenvolvida através encontros online e de dois grupos do WhatsApp:

Grupo WhatApp Acalantando a Espera (somente os administradores enviam mensagens informativas); Acalantando a Espera – TROCAS (os administradores enviam mensagens informativas, acompanham e moderam as discussões).

Feliz Aniversário

 

Projeto voltado à comemoração dos aniversários de crianças e adolescentes institucionalizados. A criança/adolescente escolhe o tema e buscamos padrinhos e madrinhas para doar os bolos. Atualmente, estamos conseguindo viabilizar aproximadamente 150 bolos distribuídos entre 20 instituições de acolhimento do Estado de Sergipe.

Pós-adoção

 

O grupo de pós-adoção é voltado para apoio a Novos Pais, ou seja, famílias em fase de adaptação com seus filhos, principalmente, decorrentes de adoção tardia. Além do grupo de Whatsapp, são realizados encontros mensais, presenciais ou virtuais, em que há o compartilhamento de experiências e um espaço de apoio e reflexão conjunta.

Entrega Segura

 

Visa à capacitação da rede para o atendimento e orientação de mulheres que, por motivos diversos, não possam ou não desejam continuar com seus filhos. É conhecido que estas mulheres passam por inúmeros constrangimentos e dificuldades, que acarretam comumente o abandono dessas crianças ainda recém-nascidas. Um dos pilares desse projeto é a Prevenção ao abandono de crianças em Sergipe.

Acalanto no Parque

 

Projeto voltado para toda comunidade onde haverá uma reunião para debate pertinentes ao tema da adoção de crianças e adolescentes. Um dia no parque para confraternização e debate.

Núcleo de Psicologia

O Núcleo de Psicologia é composto por psicólogos que atuam principalmente junto aos projetos de extensão, em sessões de orientação e alguns atendimentos pontuais.
Ademais, os psicólogos em suas áreas de atuação promovem e participam em eventos e palestras onde tratam sobre o tema da ADOÇÃO.

Busca Ativa

O Grupo de Apoio à Adoção Acalanto Sergipe participa do grupo nacional do Telegram ANGAAD Busca Ativa, atualizando dados de crianças e adolescentes de Sergipe, com a devida autorização da Vara da Infância, e cruzando dados do cadastro de pretendentes mantido pelo Acalanto Sergipe com o perfil das crianças disponíveis em todo o Brasil.
Ademais, os psicólogos em suas áreas de atuação promovem e participam em eventos e palestras onde tratam sobre o tema da ADOÇÃO.

Núcleo Jurídico

A proposta é dar suporte jurídico aos interessados, ampliar a parceria com órgãos que atuam na defesa dos interesses das crianças e adolescentes, participar em audiências concentradas, acompanhar e atuar nos processos de destituição do poder familiar.

Campanhas de apadrinhamento a crianças e adolescentes institucionalizados

Sempre buscando a melhoria das condições de crianças e adolescentes institucionalizados, o Grupo de Apoio à Adoção Acalanto Sergipe mantém contato frequente com as instituições de acolhimento buscando identificar demandas e oportunidades de colaborar. Com o apoio de instituições e da sociedade em geral, é possível proporcionar consultas psicológicas, oftalmológicas e tratamento ortodôntico para acolhidos, bem como a doação de óculos, material escolar, roupas, inscrição em cursos, aulas de natação, ingressos para cinema, etc.
Além disso, durante todo o ano voluntários doam bolos a instituições de acolhimento de Aracaju que alegram o aniversário dos acolhidos, que recebem uma pequena comemoração personalizada.
Também há campanhas em datas comemorativas, a exemplo de Páscoa, dia das crianças, Natal etc.